Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

18 janeiro 2009

SUB 13 "A" - 11ª JORNADA

GARCIA 3 X U.LEIRIA "A" 3
Alinharam 14 jogadores:
Paulo Ferreira(G.R); Manel Maria; Nuno Wilson; Francisco Valente; Vieirinha; Gonçalo; Benny; Bruno; Filipe; Rui Rosmaninho; Ricardo(G.R); Gongas; Miguel Ângelo; João Luís.
Capitão: Gonçalo
Marcha do marcador
0-1-Benny
1-2-Benny
1-3-Benny
Normalmente os jogos começam quando o árbitro apita e normalmente os report dos jogos devem incidir sobre esses 60 minutos de futebol, contudo este jogo começou com uma "habilidade" do presidente da Garcia quando se lembrou de restringir a arbitragem a um árbitro apenas, isto é ao árbitro da casa, afastando assim a hipótese de nomearmos também um árbitro, pois tem sido a regra utilizada aquando da ausência de árbitros oficiais. Na ausência de árbitros oficiais, os regulamentos da Associação dizem que a escolha do árbitro tem que ser aceite pelas duas equipas, e no caso de discordância recorram ao regulamento da Associação, esta foi a justificação que tentámos impôr ao presidente, resposta do mesmo : - "aqui quem manda sou eu, eu é que decido, aqui eu sou o presidente, sou treinador, sou delegado, sou tudo, por isso aqui mando eu"..."era o que faltava, se pensam que só porque são do Leiria, chegam aqui e decidem que são dois árbitros...", e realmente mandou ignorando por completo os regulamentos, bem ao estilo do "chico esperto" português. Sentimos de imediato que havia qualquer coisa já definida pelo presidente do Garcia, ainda o jogo não tinha iniciado. É realmente uma boa medida para se amealhar mais alguns pontos em casa, ainda mais quando sustentada num árbitro que a dois minutos do fim nos tirou dois pontos.
Sendo assim, lá se deu inicio ao jogo, entrámos bem, concentrados e determinados perante um adversário que lutou muito e que apresentava individualidades de boa qualidade. Acabámos a primeira parte a vencer por 1-3 e como a sorte não quis nada conosco, ainda enviámos duas bola à barra. Portanto fizemos uma excelente primeira parte, e acho que o resultado era justo.
Na segunda parte sofremos um golo, sensivelmente a meio, enviámos mais uma bola à barra tal como o nosso adversário. Apesar do golo a equipa manteve-se calma e concentrada e construiu duas ou três oportunidades claras que não conseguimos concretizar, apesar de apenas um golo separar as duas equipas, a nossa equipa assumia o controlo do jogo, e defensivamente estávamos muito certinhos, contudo a 5 minutos do fim o arbitro pensou “tenho que ver se pelo menos empato isto.”
1º Etapa - Canto a nosso favor, o jogador do Garcia inclusive dá-nos a bola, mas o árbitro lá pensou : -“Eh pá não vou marcar! ... não podemos perder tempo, ver se a ainda empatamos é que se eles marcam o quarto é uma chatice”.
2ª Etapa - Um defesa nosso corta a bola o guarda-redes agarra, o árbitro lá pensou: - “Bem agora deixa-me marcar um livre indirecto dentro da área, vamos lá ver se é desta”.
3ª Etapa - O livre indirecto não dá em golo, o árbitro lá pensou: -”Porra pá! está difícil o presidente chateia-me a cabeça se nós perdemos, bem olha deixa-me mandar repetir o livre”.
4ª Etapa - O árbitro lá pensou: -“Não acredito! nem com a repetição marcam, está mesmo difícil”.
5ª Etapa - O árbitro lá pensou: - “Faltam dois minutos tenho que ser eu a resolver isto, olha vou arranjar um penaltie, assim pode ser que marquem”
6ª Etapa - O árbitro lá pensou: - “Espera aí que o jogador deles está a proteger com o corpo a saída da bola do campo ... oh isto não é falta, mas olha não interessa vou marcar penaltie”
E pronto o penaltie deu golo, se não desse provavelmente tinha sido repetido.
Como é óbvio um sentimento de revolta assolou os nossos jogadores. Logo a seguir acabou o jogo, eu sinto-me triste por ver um trabalho de uma semana ser deitado abaixo desta maneira, e vi os jogadores completamente frustrados pois não mereciam uma situação destas, são rapazes de 12 anos que trabalham arduamente fazem muitos sacrificios e merecem respeito, e ás vezes quando se diz que os jogadores não respeitam os árbitros, eu pergunto: E os árbitros respeitam os jogadores? Os árbitros será que fazem o seu trabalho de uma forma correcta e imparcial para serem admirados pelos jogadores pela sua competência ou neste caso incompetência?Isto sendo futebol de formação, não seria benéfico haver rigor na arbitragem para no futebol sénior não haver os problemas que há?
Deixo estas questões no ar….Como é óbvio estes acontecimentos bem como a gravidade, do facto de terem sido violados os regulamentos da Associação, vão ser comunicados à mesma e iremos aguardar a sua decisão, que espero que seja em conformidade com a gravidade dos actos.
Relativamente ao presidente do Garcia, só lhe digo duas coisas:
1ª - Arranje outra actividade para se entreter, era um favor que fazia ao futebol.
2ª - Os regulamentos são para cumprir.
Triste tambem foi ver a provocação de alguns adeptos ao nosso mister, que mostrou ser superior a essa "bocas".Tambem nao gostei de ver um jogador do Garcia a insultar um jogador nosso, principalmente quando esses insultos se referem á sua familia, mas os nossos atletas são superiores a essas coisas. Tudo isto vem no seguimento de uma mau trabalho de um presidente, mas também do mau trabalho de um árbitro que não tem "estaleca" para a função e não tem "pulso" para dirigir jogo, nem tem classe para estar no futebol.
Tenho que deixar uma palavra de apreço para o Mister Rui, treinador do Garcia pela sua postura ao longo do jogo, acho que tanto o seu presidente como o árbitro tem muito a aprender com o seu treinador, pois é uma pessoa de bem, que sabe estar no futebol, um exemplo para muita gente.
Por fim queria dizer aos nossos jogadores para levantarem a cabeça, pois fizeram um bom jogo e não ganharam porque não vos deixaram e que mais uma vez demonstraram o vosso enorme valor, pois estaremos na segunda fase contra tudo e contra todos e acima de tudo dar-vos os parabéns!
Campeões temos imenso orgulho em vocês, para nós vocês são os melhores!
Post By João Salgueiro (Treinador Adjunto Sub 13 "A")

14 comentários:

Anónimo disse...

Pois...o "filme" foi semelhante ao nosso jogo. As únicas diferenças foram o resultado e o facto do Arbitro, desculpem se me enganei, ao intervalo, ter ido beber o seu cafezino..de Uva!!!

Anónimo disse...

É por estas e por outras semelhantes que temos o futebol que temos. Está cheio de cromos, de gentinha que pensa que ser presidente de um clube, lhes permite tudo.O Sr. João tem razão nos conselhos que dá a este presidente e nos comentários que faz sobre o árbitro. Não se deve deixar passar em branco estas situações graves impunes e espero que a Associação tome uma atitude, fazendo este pseudo presidente sentir que as regras ainda são para cumprir.

Anónimo disse...

Pois já vi esse filme esta epoca com a equipa dos Marrazes que fez 2-1 e o Sr. arbitro anulou sem se saber bem o porque e depois inventou um penalti no final do jogo contra o Marrazes.

Anónimo disse...

Foi feita uma participação à associação, agora vamos ver se a justiça é feita ou se fica tudo na mesma. Este presidentinho precisa de um aperto para ver se se enxerga.

Anónimo disse...

que falta de respeito pela formação, esta gente merece ser expulsa do futebol da formação

Anónimo disse...

O Bartolomeu já não vê os jogos na pista... quando o fazia no Magalhães Pessoa não havia árbitro que se atrevesse a não ajudar a UDL. Depois na Marinha aquele túnel era terrível para os árbitros. Quem com ferros mata, com...

Anónimo disse...

É por haver "crânios" como tu no futebol que não passamos da cepa torta e estaremos sempre encostados ao passado. Uma abantesma que vem aqui misturar o futebol sénior com o de formação, pensa "pequeno", só pode.

Anónimo disse...

Qual foi o jogador do garcia que insultou os jogadores do leiria?

Anónimo disse...

Foi mesmo o 8. Para ser jogador, não é sór ter pézinhos, há que ter um pouco de cabeça, respeito e disciplina.

Anónimo disse...

Podem realmente terem acontecido alguns lances " duvidosos" mas existem sempre, sobretudo com equipas que estão habituadas a vencer na maioria das vezes, como é o caso da UDL ou do Marrazes, sobretudos nestes escalões;quanto à honestidade do Presidente da Garcia não a ponho sequer em dúvida, pois nos últimos anos na Marinha Grande tem sido a escola com melhor formação , apesar de ser um clube humilde, sem os mesmos recursos do que os " maiores" mas que o empenho deste Sr.Presidente supera tudo e todos, desde a selecção dos melhores atletas da zona ( Marinha Grande) até ao carinho com que trata os mesmos atletas (durante a sua passagem no clube e mesmo após a sua passagem)e para finalizar os resultados que obtem nestes escalões de formação é satisfatório ( e tanto a UDL como os Marrazes sabem bem disso)infelizmente só há formação até até Sub-13,pois não existem infraestruturas para se continuar...o que deixa saudades na totalidade dos jovens formandos que por lá têm passado .Tudo isto para concluir que independentemente de alguns erros que possam ter ocorrido ao nível da arbitragem neste jogo não há nem existirá nunca motivo para denegrir a imagem deste Sr.Presidente, que dá tudo pelo clube e sobretudo pela formação de jovens atletas, no sentido lato da palavra.
Necessitávamos era de mais presidentes como este , que se entregassem sem motivos ocultos, sem interesses... que trabalhassem!

Anónimo disse...

Você andou a beber ou então a drogar-se pelo que aqui escreveu. Não estamos a falar da mesma pessoa.pois o presidente de que fala não é concerteza o do Garcia. Esse sr. a quem chama presidente e que apregoa como grande exemplo da formação, pura e simplesmente desprezou um jogador que foi atleta do Garcia até ao ano anterior e este ano por opção joga na UDL. O desprezo foi flagrante, nem um "Ólá rapaz ...como estás" ele foi capaz de o fazer, vergonhoso.
Prepotente e mal educado isso sim!

Riba disse...

"Tudo isto para concluir que independentemente de alguns erros que possam ter ocorrido ao nível da arbitragem neste jogo não há nem existirá nunca motivo para denegrir a imagem deste Sr.Presidente, que dá tudo pelo clube"

Claro que dá tudo, ou seja, roubou à descarada a favor da sua equipa. obviamente que os oadeptos do garcia nao se queixam.
ou ja viu algum portista falar mal do pinto da costa?

Anónimo disse...

Ó MIGA! PORQUÊ QUE FALA NUM PORTISTA FALAR MAL DO PINTO DA COSTA? MAS TEM DÚVIDAS DOS ÊXITOS QUE O FCP, TEM ALCANÇADO SE DEVE APENAS AO FCP, E NÃO TERCEIROS? É QUE SE ASSIM FOR, TAMBÉM VAI TER QUE DUVIDAR DO SLB E SCP, PORQUE NO TEMPO DO SALAZAR, APENAS ESTAS EQUIPAS É QUE GANHAVAM. FELIZMENTE ESTAMOS EM DEMOCRACIA.

Anónimo disse...

A SUA NOÇÃO DE DEMOCRACIA, ERA APLAUDIR ESTE PRESIDENTE DEPOIS DAS BORRADAS QUE FAZ. TENHA DÓ SR. GASPAR, SE FE FACTO ACHA CORRECTA A FORMA DE AGIR DESTE SR. PRESIDENTE, ENTÃO ARRANJEM UM CAMPEONATO PRIVADO E AÍ SIM PODEM FAZER AS VOSSAS PRÓPRIAS REGRAS.