Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

18 maio 2011

Petizes B - Liga Zon Kids

Este foi mais um fim de semana em que a nossa equipa aproveitou para disputar mais alguns jogos, marcando presença em mais uma fase da Liga Zon Kids, disputada na Ilha. Deste modo, os jogadores convocados foram: Simão Pereira, João Tiago, Rodrigo, André Dinis, Totti, Hugo e Simão Lopes.
Nesta etapa, a nossa equipa disputou 4 jogos, cujo os resultados foram os seguintes:
UDL B x UDL A: 0-2
UDL B x Marrazes: 1-3 Marcador: Simão Lopes
UDL B x Footin: 0 x 5
UDL B x Guia: 3-0 (falta de comparência da equipa adversária)
Com estes resultados os Petizes B alcançaram o 4º lugar na competição.
De facto, esta foi uma competição algo penosa para nós (devido a vários factores), uma vez que não se encontra adequada às necessidades de aprendizagem para miúdos com 5 e 6 anos. Tal como tenho defendido, no 5x5 existem demasiados jogadores em campo, o que faz com que a complexidade do jogo seja mais elevada do que numa situação de 3x3. Assim, quanto menor for o número de jogadores, mais simplificado será o jogo, uma vez que as decisões a tomar serão mais fáceis. Deste modo, se um dos grandes objectivos desta fase de aprendizagem é construir uma relação com a bola, não faz sentido ter 4 colegas de equipa mais 5 adversários. Por outro lado, evidencia ainda mais o problema que é a aglomeração em torno da bola e que é mais fácil para esta faixa etária entender com um número reduzido de jogadores em campo.
Mesmo com todos as condicionantes da competição, esta representou mais um passo na aprendizagem deste grupo. Voltamos a cometer alguns erros, que aos poucos vamos tentando corrigir e tendo sempre em conta as necessidades de cada um. Contudo, estes meninos têm um longo caminho a percorrer e o importante é fornecer-lhes as “ferramentas” para que compreendam aquilo que é o jogo de futebol e possam ter sucesso na prática do mesmo. Assim, é importante “não colocarmos a carroça à frente dos bois” e permitir que cada um percorra o seu caminho à sua velocidade de aprendizagem.
Quanto ao futuro, iremos dar continuidade ao trabalho que estes meninos têm vindo a desenvolver.
Luís Lalanda

Sem comentários: