Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

28 março 2011

Petizes A sobem ao pódio na Liga Zon Kids em Massamá






Jogaram e marcaram: Tomás (GR); Camejim (2); Duarte (2); Edu (5); Jhonatas (2); João Pedro (2) e (GR); Martim e Pires (2)

A equipa de Leiria ficou em 3.º lugar na Liga Zon Kids, em Massamá, ao lado das duas equipas do Sporting (Academia de Alcochete), num torneio nacional onde no escalão A (Petizes) participaram 18 equipas.
A aventura começou às 6h30, sim 6h30… quando os jogadores se levantaram para a longa jornada que se adivinhava.
A partida para Massamá, perto de Estoril e Sintra, foi às 7h45, numa carrinha de 26 lugares que os pais alugaram, mais dois carros. No total, a claque de Leiria era constituída por 35 pessoas.
Chegados ao recinto, no meio de milhares de pessoas e cerca de 700 atletas que participaram em 4 escalões, a equipa de Leiria foi conhecendo o calendário aos poucos. Calendário, nada favorável, que ditou um jogo às 12h10 (quase 3 horas de espera) e depois 5 jogos de tarde. O Grupo da UD Leiria era constituído por mais 4 equipas: Vilafranquense; Benfica (Academia de Caneças); Academia Vítor Damas e Sporting 2 (Alcochete). Para passar para a meia-final a equipa de Leiria teria de vencer 3 das 4 equipas do seu grupo.
O primeiro jogo colocou Leiria e Vilafranquense em campo. Jogo completamente dominado pelos leirienses ao vencerem por 5-1. Foi um bom começo.
No segundo jogo, os Petizes leirienses jogaram com o Benfica da Academia de Caneças. Um grande jogo, bem disputado, mas sempre controlado pela equipa de Leiria. Venceu por 1-0. Resultado que não foi maior porque o árbitro entendeu anular um golo à UD Leiria, através de uma “regra” que não constava do regulamento.
Balançada apara as vitórias a equipa de Leiria foi para o terceiro jogo, frente à Academia Vítor Damas, com a vontade de garantir a passagem para a meia-final. Sabendo que o último jogo do grupo era frente ao Sporting, a UDL entrou em campo frente à Vítor Damas disposta a resolver tudo naquele jogo. Foi o que aconteceu. Não deu hipótese. Além de dominar o encontro conseguiu uma brilhante vitória por 4-1.
O último jogo de grupo, frente ao Sporting 2 (participou com duas equipas neste torneio) a equipa de Leiria perdeu por 1-3 mas, merecia melhor sorte. Duas bolas ao poste, duas bolas à barra… Foi um grande jogo, frente a uma equipa forte. A 30 segundos do fim, quando o resultado estava 1-2, a equipa de Leiria tentou tudo por tudo para o empate mas acabou por sofrer, numa jogada de contra-ataque da equipa adversária, o 1-3.
A equipa não desanimou e estava contente por ter passado para a meia-final onde jogou com a outra equipa do Sporting. Neste jogo, as forças começaram a faltar. Eram cerca de 17 horas. Os nossos atletas já estavam de pé desde a 6h30, depois de uma viagem de 2 horas e um dia inteiro a jogar e à espera de jogar, a equipa foi para o jogo com vontade de lutar por um lugar na final. Mas, a equipa do Sporting foi mais forte e mais resistente e acabou por vencer 0-5. Entretanto, no outro encontro da meia-final a equipa do Sporting 2 venceu o Benfica (Academia do Barreiro). A final foi entre as duas equipas do Sporting e os 3.º e 4.º lugar foram disputados entre a UD Leiria e o Benfica.
Os Petizes de Leiria estavam completamente esgotados. As forças já não existiam.
Mesmo assim, não se sabe como, a equipa de Leiria foi para o sexto encontro do dia com vontade de subir ao pódio e fez tudo por tudo para conseguir arrecadar o 3.º lugar.
Entrou em campo e encostou o Benfica à defesa, marcando o primeiro golo do encontro.
Quando já só se pensava no segundo golo a equipa do Benfica, numa falta que o árbitro entendeu marcar, junto à linha da área, conseguiu empatar o encontro.
Mesmo assim, os leirienses procuraram o golo da vitória enquanto o Benfica jogava para as grandes penalidades. Foi o que aconteceu… a equipa de Leiria conseguiu marcar a primeira grande penalidade. O Benfica empatou. Leiria marca a segunda. Benfica empata sem a bola entrar, mas o árbitro entendeu considerar golo a uma bola que não passa a linha final... Depois, Leiria marca a terceira. E… quando já se puxava cabelos, no meio da claque, o Benfica manda a bola ao poste seguida de uma defesa do guarda-redes de Leiria.
Leiria venceu, assim, o Benfica e conseguiu subir ao terceiro lugar. Durante a entrega de prémios a equipa de Leiria foi imensamente elogiada pela organização (aos microfones).
Os petizes regressaram a Leiria, um deles à Figueira da Foz, com a missão mais do que cumprida, subindo ao pódio com o Sporting e deixando para trás equipas como o Benfica.
Foram e são verdadeiros CAMPEÕES.
Com inscrições limitadas a 8 jogadores, CAMEJIM, DUARTE, EDU, JHONATAS, JOÃO PEDRO, MARTIM, PIRES E TOMÁS não esqueceram os restantes colegas da sua equipa que não participaram neste evento. Foram, sem dúvida, verdadeiros Campeões. Não refiro nenhum em particular. Mas, gostava de ter filmagens do que aconteceu porque foi, sem dúvida, um dia que ficará na recordação deles por muito tempo e que mostraria o sacrifício de meninos de 5 a 7 anos em defender a cor do seu clube.
Quanto aos pais e restantes membros da claque não existem palavras para agradecer o apoio que deram a esta equipa. Levantar às 6h30 da manhã (na noite em que o horário avançou uma hora), alugar uma carrinha de 26 lugares, entre outras despesas e passar um dia inteiro, até às 19 horas mais a viagem de regresso, é sem dúvida um gesto de grande respeito pela UD Leiria e um gesto de grande amor à actividade dos seus filhos.
Sábado e Domingo foram dois dias em que a equipa de Petizes A deu tudo o que conseguiu. Nos dois dias apenas 2 jogadores não participaram por se encontrarem ausentes. De resto, todos os jogadores dos Petizes A ajudaram a estas vitórias. A equipa venceu todos os jogos no encontro de futebol de rua e apenas perdeu com o Sporting no torneio Liga Zon Kids, em 9 jogos.
Estas são vitórias de todos. Jogadores, Pais e Clube.
Amigos, muito obrigado, pela vossa dedicação. Aquele abraço que demos, todos, no fim do torneio ficará para sempre.
O vosso treinador, Adélio Amaro

4 comentários:

Anónimo disse...

Ontem viu-se a grande preparação psicológica destes pequenos "Grandes Heróis", foi a vitória do querer. Parabéns a todos os que estiveram presentes e contribuiram para este dia magnífico que culminou com aquele "abraço". RV (pai do Duarte)

mozdn disse...

Excelente prestação, Parabéns

Anónimo disse...

Bem .. Dp de ler este texto e ter participado neste grande evento, so tenho a dizer que os nossos meninos sao grandes ... e por mto que tentem deitar nos a baixo nem sempre conseguem ... Andamos de Castelo ao Peito e respeitamos a nossa equipa ... A ti Adelio ... Um obrigada.... Es sem duvida um pilar desta maravilhosa equipa que junta pais e filhos :) .. SOMOS VERDADEIROS CAMPEOES ... TODOS :)
Niska ( Mae do EDU)

Pires disse...

Grandes meninos, grandes coraçoes.
Pequeno autocarro , grande treinador . Juntos somos fortes . Foi de facto um Domingo bem passado.
Força Grandes Pequenos Jogadores.....
Já agora agradeço o apoio do clube !!!