Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

20 agosto 2007

UM GUIA BÁSICO PARA PAIS

INTRODUÇÃO
.
Dentro de um ambiente desportivo positivo, as crianças têm oportunidade para fazer novas amizades, aprender novas técnicas e desenvolver novos interesses. A qualidade do processo de ensino-aprendizagem desportiva da criança é ditada por pais e treinadores, onde os primeiros também são parte integral da equipa.
A atenção de qualquer programa desportivo para crianças, seja ao nível competitivo ou de recreação, deve focar essencialmente a aprendizagem e o divertimento, para depois integrar o espírito competitivo e providenciar uma boa experiência desportiva para toda a vida. A preocupação sempre no processo, não no resultado. Este capítulo está delineado para ajudar os pais que pretendem assegurar que o seu filho(a) tenha uma experiência positiva no desporto, oferecendo informação básica pertinente. Nunca se esqueça que a educação desportiva começa muito antes de chegar ao terreno de jogo, começa em casa do jovem atleta.
.
COMO CRIAR UM AMBIENTE DESPORTIVO POSITIVO PARA O SEU
FILHO(A)...
.
:: Foque o divertimento do processo de aprendizagem desportiva.
:: Construa auto-estima na sua criança, dando relevo aos aspectos sociais, físicos e técnicos da aprendizagem, e não aos resultados desportivos.
:: Optimize os princípios do fair play: respeito pelos companheiros, adversários, árbitros, regras do jogo e treinadores.
:: Não construa nele(a) apenas uma identidade desportiva; existem outras também importantes.
:: Seja o principal interessado pela participação desportiva do seu filho(a). Conhecendo as regras, presença nas reuniões, treinos e jogos.
:: Seja um bom espectador e lembre-se que é um convidado para ver o jogo do seu filho(a). Inclui estar presente de forma positiva, reforçando positivamente e encorajando a performance do seu jovem atleta.
:: Seja cauteloso a discutir as aspirações desportivas, que podem produzir pressões desnecessárias.
:: Conteste a presença de tabaco e álcool nos eventos desportivos do seu filho(a).
:: Discuta as opiniões que possuí sobre as opções do treinador longe dos jovens atletas.
:: Reforce as instruções do treinador quando dialoga sobre a prática desportiva em casa junto do seu filho(a).
.
COMUNICAR COM O SEU FILHO(A) NA COMPETIÇÃO...
.
As crianças não querem ouvir que jogaram bem quando elas próprias sabem que não jogaram. Não acuse os outros jogadores, treinadores ou árbitros como os responsáveis pelas derrotas. Pode fazer com que a criança não assuma as suas responsabilidades, delegando-a nos companheiros de equipa ou elabore desculpas. Não diga que “este jogo não é importante”, já que este poderá ser para a criança. Encontre algo positivo na performance da criança e dialogue com ela os factos relacionados com a aprendizagem e comportamento desportivo (seja realista!).
.
Assegure que realiza algumas desta questões:
.
- Como te sentes acerca do que se passou no jogo?
- O que é que gostaste mais e menos no jogo?
- Divertiste-te?
- O que é que o treinador te disse acerca do jogo?
- O que achas da tua exibição de hoje?
.
O QUE OBSERVAR NA PRÁTICA OU NO JOGO...
.
:: Os treinos estão bem organizados, plenos de variedade e com presença do objecto de interesse para a criança (bola).
:: O treinador está atento, oferece feedback a todos os participantes, e faz com que as crianças se sintam bem.
:: Os treinadores têm uma comunicação clara, entusiástica e consistente.
:: As instruções são dadas de uma forma positiva.
:: Os treinadores encorajam as crianças e jovens a questionarem.
:: As crianças estão contentes pela participação desportiva.
:: É oferecida especial atenção aos valores, incluindo o respeito, responsabilidade, disciplina, cooperação, honestidade e frontalidade.
:: A ênfase recaí sobre o desenvolvimento, o esforço e o divertimento, e não somente na vitória.
:: O treinador comunica positivamente com os pais.
:: O treinador tem um comportamento apropriado.
.
Pedro Teques
Departamento de Psicologia e Comunicação da APEF

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelas dicas !Bom blogue e didático, só não aproveita quem não quiser.
UDL Sempre

Anónimo disse...

Por vezes umas palavras valem mais que muitas acções.É contraditório mas neste caso é um facto.
Obrigado ao mentor deste artigo pois em poucas palavras soube mostar aquilo que qualquer treinador anseia...a alegria dos jovens jogadores.E para que isto se realize o papel dos pais é tanto ou mais importante do que qualquer treinador.
Resta-me dizer uma coisa simples mas importante...quem sabe...sabe...e o resto é conversa.
Rocha.

MINI UNI disse...

Foi o que pareceu, é um artigo simples e elementar, acessível a todos os que "lidam" com as nossas crianças.
Apelo a todos os papás que o leiam em prol do saudável desenvolvimento desportivo dos vossos filhos!