Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

17 agosto 2007

A PALAVRA DE UM TREINADOR


Chama-se Nelson Rocha, nasceu em Matosinhos a 26 de Junho de 1974 e neste momento está ligado a um clube com tradições no Norte nomeadamente nas Camadas Jovens - União Desportiva Lavrense.
As habilitações dele mostram que é uma pessoa competente, mas que não está na luz da ribalta. Trabalha com jovens e normalmente esses não são glorificados. Mas o profissionalismo está lá.
O valor que para mim este treinador tem, levou-me a fazer uma entrevista, simples mas com conteúdo e ao qual eu agradeço desde já.
Na Época 2007/2008, continua no União Desportiva Lavrense, como treinador do escalão Iniciados e também como Coordenador Técnico das Camadas Jovens do Clube.
Foi convidado, em 02 Agosto 2006,para ser Observador do Sport Lisboa e Benfica para a Zona Norte e na prospecção de novos talentos. Trata-se de um convite que muito o honrou para além importante, ao qual ele aceitou na altura, de imediato.
.

Habilitações:.

- Curso Treinador Futebol 11, Nível I, concluído com uma classificação BOM e realizado na A.F.P. (Associação Futebol do Porto) em Junho 2005.

- Curso Treinador Futebol 11, Nível II, concluído com uma classificação BOM e realizado na A.F.P. (Associação Futebol do Porto) em Abril 2007.

- Sócio nº 4058 da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol.

- Sócio do ICA (Internacional Coaches Association) onde realizou um curso online e em inglês, tendo tido a Classificação Final de 89%.

- Sócio da Escola de Futebol do Bayern Munique.

- Está inscrito na Federação Inglesa de Futebol, nomeadamente na área da formação.

JR(José Rocha – Treinador UDL)- Mister, como começou esta aventura? O desejo de ser treinador e trabalhar com jovens?

NR(Nelson Rocha)- Esta aventura começou há já vários anos, nomeadamente através de um convite para pertencer à escola de futebol do Leixões Futebol Clube.
Aceitei entrar nesse projecto de ensino das várias vertentes do futebol aos jovens atletas, até porque era um projecto muito interessante e pedagógico.
Claro que sempre tive o desejo de poder ter um papel activo neste desporto e não há nada melhor do que começar com as camadas jovens.
Como antigo jogador jovem federado na AFP, tive a oportunidade de passar por estes momentos de treinos, captações, jogos e como sempre fui contra os métodos utilizados de exclusão dos amigos, prometi que caso surgisse a oportunidade no futuro, iria combater essas mentalidades de convocatórias por amizade e não por valor.

JR- Com as Habilitações que o mister tem porquê estar ligado aos jovens e não tentar outros voos? Sente-se melhor nesta função?

NR- Defendo que antes de desejarmos treinar os seniores, devemos passar obrigatoriamente por estas camadas pois aprendemos imenso no contacto diário com eles.
O trabalho psicológico e pedagógico é intenso e depois desta experiência, ficamos preparados para mais altos voos.
Neste momento estou a preparar a nova época com imensas novidades em termos de programação de treinos e suportes dois mesmos.
Sinto-me muito bem nesta função e desempenho a mesma sempre com ambição e enorme prazer pois não há dia / treino igual ao anterior.
Agora tenho que ser honesto comigo mesmo e com todos os que comigo trabalham. Nunca escondi que desejo outros voos mas ainda tenho muito a apreender e aguardo o melhor momento para dar esse salto.

JR- Para si Qual a ligação que deve haver entre treinador e jovem jogador?

NR- Penso que devemos colocar esta relação em varias vertentes:

- Líder, nós somos o líder do grupo e devemo-nos comportar como tal. Os atletas olham para nós como alguém, ou aquele cujo conhecimento os fará ser melhores futebolistas no futuro;
- Amigo, se tivermos a amizade dos atletas, eles vão certamente executar os exercícios com mais aplicação;
- Confidente, devemos fazer sentir que podem confiar em nós, para qualquer assunto;
- Bom ouvinte, temos que ser bons ouvintes. Devemos parar para os escutar, para ouvir os seus desabafos, pois assim vão-se sentir mais perto de nós.

JR- Acha que os pais das camadas jovens têm uma influência positiva ou negativa junto dos treinadores?

NR- Esta á uma pergunta complicada. Normalmente os pais têm um papel menos positivo na relação Jogador vs treinador.
Eles devem limitar-se a apoiar os métodos utilizados pelo treinador e sempre a apoiar os seus filhos para eles não desmoralizarem.
O trabalho do treinador só deve ser avaliado no final da época, ou em alguns casos, no meio da Época / Campeonato.
Também estou a ficar adepto de treinos à porta fechada para alguns clubes onde é quase impossível manter uma distância entre os pais e os atletas.
A questão de nos jogos eles estarem constantemente a dar indicações aos seus filhos para dentro do terreno de jogo, só prejudica os atletas mas eles não o admitem.
É como dizem os colunistas... " Todos pensamos que somos treinadores "

JR- O que deveria ser mudado em Portugal para melhorar a procura e desenvolvimento dos jovens jogadores?

NR- Muita coisa deveria ser mudado, a começar pelo correcto acompanhamento escolar.
Deve haver isenção na escolha de atletas, na visualização de futuras jovens promessas. Não digo Craques, pois estes normalmente jogam para eles e raramente para a equipa, colectivo, para o grupo de trabalho.
Também sou da opinião que só se deveria poder jogar em campos sintéticos. Jogar em campos pelados não é bom para a saúde nem para o desenvolvimento do futebol em cada um.
Importante seria também que a Comunicação Social fizesse um acompanhamento próximo dos Campeonatos das camadas jovens. Assim ajudariam a que mais clubes apostassem nestes jovens atletas e não apenas nos seniores.
Apoios, a falta de apoios das diversas Instituições é alarmante. É pena que só aceitem patrocinar, ajudar, contribui para os seniores e nada para os jovens.
As pessoas esquecem-se que ao praticarem desporto, estão a contribuir para serem melhores seres humanos, terem melhor qualidade de vida...
Falta muita coisa e esta pergunta daria para falarmos durante horas.
A melhor solução seria umas conferências/ debates a nível nacional e local, com o apoio das instituições de futebol (FPF, ANTF, Associações locais, IDP, Ministério do desporto, etc.) para se tentar começar a abrir portas, a abrir mentalidades para podermos apostar claramente nestes jovens, no nosso futebol, na nossa sociedade.
Porque não benefícios fiscais elevados para quem contribuísse para estas camadas jovens????......... Desde que o apoio fosse realmente aplicado nos jovens. É fácil fazer esta gestão, conferência...basta haver vontade.

JR- Qual o melhor conselho que poderia dar a um jovem jogador para que ele possa alcançar um futuro risonho a nível profissional?

NR- Em primeiro lugar e o conselho mais importante de todos é........NUNCA DEIXEM DE ESTUDAR!!!
Hoje em dia, um bom jogador só o é se tiver suporte educacional grande. É necessário ser minimamente inteligente e culto para se poder integrar no novo futebol que é hoje praticado. Já não basta saber driblar bem e/ou rematar colocado. É necessário ter visão / leitura de jogo, saber aproveitar o sentido de oportunidade, saber estudar o próprio jogo para evoluir dentro dele, etc.

Outro conselho é ser HUMILDE. Tanto no desporto como na vida, devemos ser humildes, humildes para ouvirmos e discutirmos as opiniões dos outros, humildes para sabermos perder, ganhar os jogos, humildes para sabermos respeitar o adversário, nomeadamente quando pertence a uma equipa supostamente fraca, humildes para entendermos que a equipa técnica está lá para nos ensinar a ser melhores atletas.

Por fim, posso também nomear a disciplina e a educação. Sendo disciplinado na vida pessoal, certamente que a disciplina técnica e táctica será maior e os resultados nos jogo e treino serão por demais evidentes.

A todos vós, atletas e equipas técnicas, os meus votos de uma nova época futebolística cheia de sucessos.

Um abraço a todos
Tr. Nelson Rocha
.
Post by José Rocha ( Téc. Escolinhas "A")

8 comentários:

Anónimo disse...

Ora bolas ... ainda se fossem entrevistar um qualquer treinador da formação da UDL

carlos serra disse...

Também não entendi esta entrevista. Qual é o interesse? Eu preferia saber da aopinião do José Rocha treinador do UDL.

MINI UNI disse...

Não vão faltar oportunidades para entrevistar os treinadores da formação da UDL , dirigentes do clube e até esperamos poder colocar algumas questões ao Sr. presidente Bartolomeu.
Aguardamos pelo inicio da época na sua plenitude ...
Esta é mais uma opinião e tão só !!!

Anónimo disse...

Caros amigos participantes deste blog.Percebo perfeitamente as vossas opiniões e obrigado por acharem que sou digno de uma entrevista.
Esta entrevista foi feita porque me foi feito este desafio e depois de alguns contactos cheguei à conclusão que nem todas as pessoas ditas profissionais na matéria estavam disponiveis para este desafio.
Este nosso colega prestou-se a responder às minhas perguntas sem rodeios e desde logo se sentiu orgulhoso por dar a sua opinião a este prestigiado auditório.
Não façam desta entrevista um cavalo de batalha pois o orgulho deve-se trabalhar e não exigir.
Não se esqueçam que a pessoa em questão também é participante deste blog e porventura não ficará muito agradado com as nossas (vossas)opiniões.
Para mim este é um dos problemas do nosso grande Clube...falta de humildade.Só com humildade podemos ensinar os nossos jovens a ser alguém.
Contudo um muito obrigado pelas vossas opiniões pois só assim este blog crescerá.
É fácil opinar sem participar.Façam deste blog uma alegria e não uma interrogação.
Obrigado...José Rocha.

carlos serra disse...

Rocha, não me parece que estejas a ver as coisas da melhor maneira, eu aprecio este blogue e acho-o bastante interessante e diferente para melhor, tens muito mérito no teu trabalho e a tua colaboração na minha opinião tem sido exemplar, agora deves entender que um treinador desconhecido da maioria dos adeptos do clube não é um tema que nos interesse, por mais qualidade, e eu não ponho isso em causa, que tenha no entanto tens que aceitar as nossas opiniões e eu entendo ( e posso estar errado), que se devia promover os treinadores do clube, mas é apenas uma opinião, todos os assuntos do blogue são passiveis de opiniões divergentes, mas não passam de opiniões. Eu entendo a tua mágoa, mas desculpe eu preferia que o entrevistado fosses tu e os outros treinadores do clube.

Anónimo disse...

Carlos desde já muito obrigado pelas palavras de apreço e de sinceridade que disseste relativamente a este artigo.
Sem querer posso ter passado uma mensagem errada e desde já as minhas sinceras desculpas.
Só com opiniões dessas é que este blogue irá crescer e por isso também um muito obrigado.
Vamos em frente e que este ano os nossos jovens continuem a ter prazer de jogar no nosso clube.
Abraços do treinador e amigo...Rocha.

Anónimo disse...

para: nelson rocha
Nelson li atentamente a tua entrevista e gostei.Gostaria de dizer-te que sou um jovem/velho pseudo treinador, e gostava caso assim queiras e possas, partilhar comigo as tuas experiencias e conhecimentos, pois sou só treinador de futebol há 1 ano e meio e sem habilitações no papel pois só joguei futebol, tenho 36 anos e o futebol faz parte da minha vida, eu vivo e respiro futebol, mas gostava de de saber mais pois só com conhecimentos conseguimos ensinar melhor e fazer dos nossos meninos Homens e jogadores de futebol.
Treinador de futebol dos escolinhas A do Sport Clube Leiria e Marrazes
Aguardando noticias ate lá um abraço
Helder Romana
caso possas vesita o blog escolinhasmarrazes.blogspot.com
email:helderromana@hotmail.com
Telm:967463180

Anónimo disse...

gostei sim mas vocês vão para o blog dos escolinhas dos marrazes por anónimos