Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

12 fevereiro 2013

INFANTIS SUB12



5ª JORNADA, 2º TORNEIO DISTRITAL:

ID Vieirense 4 X UD LEIRIA “A” 3

 JOGARAM: Pedro Raimundo (GR’s); Ruben Durbeck, Tomás Costa, Bruno Pereira, Toni, Rodrigo Pires, João Pedro, Henrique Barradas, Ivan Sousa, Pedro Semeão, R. José, Tiago Gaspar e Filipe Casais.

GOLOS: João Pedro (2) e Toni (1)

Mais um episódio triste, lamentável e desnecessário.

Começou com o discurso intimidatório que o senhor que apitou o jogo teve para com os nossos jogadores. O que falou e como falou antes de dar início ao jogo, era desnecessário.

Continuou durante todo o jogo. Mais na 2ª parte, e quando estavam a perder por 3-2, a arbitragem foi-nos condicionando, empurrando sempre para o nosso meio campo.

Terminou esta actuação vergonhosa nos últimos 5 minutos de jogo, com o não assinalar fora de jogo no lance do 3-3, e o penalty (pé em riste – livre indirecto) no último minuto que ditou o 4-3!

Em relação ao jogo em si, quando nos foi possível jogar, marcamos 2 golos, ainda que ao intervalo estivesse 2-2. Entramos com mais vontade na 2ª parte e conseguimos o 3-2; a partir desse momento foi ainda mais descarado o inclinar do campo.

Os jogadores desta equipa não são invencíveis; e não se julgam superiores a ninguém. Mas o nível de aprendizagem que atingiram até ao momento permite-lhes encarar qualquer jogo para ganhar. Sabem o seu valor. Mas estão preparados para perder, ou empatar, como já aconteceu e como está qualquer miúdo, quando sente que do outro lado a equipa foi superior à nossa , jogou melhor e marcou mais golos, de forma limpa, e sem quaisquer interferências externas. Aí eles saberão sair do campo de cabeça erguida, sem choros, porque sabem que os outros foram melhores, ou seja, sentem que é justo.

De outra forma é complicado. E é complicado porque estão em idade de aprender a jogar futebol; o futebol puro de dentro das quatro linhas onde competem 2 equipas; o futebol que os faz divertir e ter gosto e paixão de irem treinar, para aprender, e de irem jogar, para consolidar essas aprendizagens. Ainda não estão na idade de perceber todos os “podres” que o futebol tem; têm tempo para isso. E por isso se sentem injustiçados, e por isso não é fácil explicar a estes jogadores, com estas idades, que por vezes, não chega ser bom; por vezes não chega jogar bom futebol. Por vezes existem “forças estranhas” que impedem as equipas de ganhar jogos. Como foi o caso. E agora pergunto: para quê? Qual a necessidade de sujeitar os jogadores a estas situações? Não são profissionais! Não há dinheiro envolvido! Que aprendizagem tiveram aqueles miúdos do Vieirense ao ganharem o jogo da forma como ganharam? Ganharam um jogo à UDLeiria; percebe-se a festa no final. Mas valeu a pena ter sido essa vitória conquistada da forma como foi? A todo o custo? Não seria muito mais gratificante, honroso ter ganho de forma limpa?

Ao nossos jogadores os Parabéns pela forma como se esforçaram, se bateram para contrariar as incidências do jogo; remar contra a maré não é fácil, mas o vosso esforço, ainda que sem resultados práticos, foi lição aprendida, que vai ter frutos no resto do vosso percurso e não apenas num jogo…

P.S.  1-Que fique bem claro que não me dá prazer nenhum fazer resumos deste tipo de jogos; mas também não posso ficar calado perante os acontecimentos, e assobiar para o lado como se não se tivesse passado nada. Seria muito mais simples fazer um pequeno resumo de mais uma vitória ou dar os Parabéns ao adversário pela vitória conseguida. Não foi o caso. Daí o resumo mais extenso, ou se quiserem, o desabafo.

P.S. 2 –Parabéns aos nossos Séniores pela vitória alcançada Sábado passado; bom jogo, bons golos! E uma festa nas bancadas de aplaudir! Grande U.D.Leiria!

O treinador,
André Pereira

Sem comentários: