Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

29 junho 2011

BENJAMINS B









TORNEIO INTERNACIONAL DE FERMENTELOS – ÁGUEDA

De 23 a 26 de Junho realizou-se mais uma edição do Torneio Internacional de Fermentelos, no Concelho de Águeda.

Desde de Março que este Torneio de grande dimensão, um dos maiores a nível nacional, estava a ser preparado, uma vez que envolvia uma logística referente a 4 dias, com os respectivos custos associados e porque se tratavam de atletas de 10 anos de idade.

Num total de 16 equipas, distribuídas por 4 grupos, a nossa equipa ficou colocada na Grupo D, que contava também com as equipas do União de Lamas, Macinhatense e Mealhada.

JOGARAM: Pedro Afonso e Pedro Raimundo (GR); Ivan Sousa, João Pedro, Ruben Durbeck, Rodrigo Pires, Toni, Leandro, André Dias, Duarte Nogueira, Bruno Pereira, Diogo Pereira e Miguel Simões.

1º Jogo

UDLEIRIA 2 X C.F. U. Lamas 1

Sendo o primeiro jogo, esta foi talvez a equipa mais forte que enfrentamos. Com bons jogadores e processos bem definidos, pôs à prova muitos dos aspectos que foram trabalhados/aprendidos pelos atletas durante esta época.
Num jogo bem disputado fomos para o intervalo a ganhar por 2-0, golos de Rodrigo Pires e Leandro Pereira.

Na 2ª parte a equipa do U. Lamas marcou logo na primeira jogada, o que nos “obrigou” a ter uma grande atitude em todos os lances, e assim podermos alcançar a vitória. Conseguimos a vitória com muito esforço, devido à muito boa réplica da equipa adversária, o que nos deu muito mais ânimo para o resto do Torneio. Foi o momento chave.

2º Jogo

UDLEIRIA 13 X A. A. Macinhatense 1

Jogo com uma equipa acessível, que os nossos atletas souberam aproveitar para jogar bem, marcar golos e acima de tudo divertirem-se.

Houve jogadas bonitas, golos para todos os gostos, ficou consolidado o bom momento e foi uma oportunidade de reforçar a confiança, tanto a nível individual, como a nível colectivo, de equipa.

3º Jogo

UDLEIRIA 3 X G.D. Mealhada 1

Com 2 vitórias, para ser o primeiro classificado na série, apenas era necessário um empate. Mais uma vez entramos fortes no jogo e o golo surgiu com naturalidade, com Toni a finalizar uma boa jogada de Leandro. No entanto, e devido ao excesso de confiança, sofremos o golo do empate, de livre.

Este golo sofrido obrigou a trabalho suplementar na 2ª parte. Voltamos a entrar forte, impondo o nosso jogo e João Pedro, num livre directo, fez um bonito golo. Acalmou a equipa, e a acabar o jogo, outra boa jogada de Leandro, que desta vez fez passe decisivo para Ruben Durbeck fazer o 3-1 final.

Com este resultado estávamos nas meias-finais, indo jogar no dia seguinte com o 1º classificado do grupo B.

4ª Jogo

SC Fermentelos 1 X UD LEIRIA 1 (2-3 nas grandes penalidades)

Jogo das meias-finais. A equipa (atletas + staff+ pais) na expectativa, mas confiantes. Como era de esperar jogo intenso e emotivo. Tinhamos valor, mas futebol, é futebol, nunca se sabe o resultado. Assim o jogo foi equilibrado, chegando ao intervalo com 0-0.

Na 2ª parte, mostramos que queríamos mais. Queriamos a final. Entramos fortes e num grande esforço de pressão, Rodrigo Pires, recupera bola e tem a clarividência necessária, para no momento certo fazer passe para Toni, que frente ao GRedes, não perdoou. Mas, como futebol, é futebol, após um livre contra nós, o mesmo Toni, no desejo de cortar a bola faz auto-golo. Não merecia. Nem ele nem a equipa.

Com o 1-1 final do jogo, teríamos os Penaltys. Ivan Sousa, João Pedro e Rodrigo Pires foram dos poucos atletas a mostrarem-se disponíveis para marcar os Penaltys. Aqui sim, já pouco haveria a fazer. Seria uma questão de sorte por um lado, e por outro uma questão de calma e confiança. O momento decisivo foi Pedro Afonso (GR) a defender um penalty, para no momento a seguir, Rodrigo Pires fazer o golo que nos levou à final.

5ª Jogo

FINAL

CD Calasanz 2 X UD LEIRIA 3

Eis a final. Eis o momento que todos esperávamos. O momento que se foi construindo desde a hora a que chegamos a Valongo do Vouga (1º jogo). E contra uma equipa espanhola, o que traz sempre uma interrogação – o que aí vem?. Ansiedade, sim. Mas muito mais confiança. Estava criado um clima entre pais e equipa , que fez lembrar a letra da música da nossa Nelly Furtado, “…COMO UMA FORÇA QUE NINGUÉM PODE PARAR…”

No jogo, os atletas desta equipa foram…brilhantes! Lutadores, fiéis ao que já aprenderam e ao que sabem jogar, debaixo de um calor abafado (jogo às 14h). Mostraram que não estávamos ali por acaso. Rodrigo Pires fez o 1-0 e João Pedro o 2-0. Que grandes golos. Para haver um pouco de emoção a equipa de Espanha, antes de acabar a 1ª parte fez o 2-1. A abrir a 2ª parte Bruno Pereira fez o 3-1. Tranquilizou a equipa. Ainda que o Calasanz tivesse marco mais um golo, de penalty, a estrutura e coesão da nossa equipa estava muito forte. Simplesmente fomos bons, e não demos hipótese!

No final a merecida alegria e a respectiva festa pelo triunfo num Torneio exigente, tanto ao nível do jogo como a nível emocional. Soube bem ver a felicidade desta equipa a festejar e a forma como cantavam CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!

Como treinador, explicar todos estes sentimentos não é fácil. A época foi longa. Alguns momentos baixos, muitos altos. Esta final foi um deles. E estes atletas mereceram esta e este Final.

Agora será fácil falar, dirão uns. Outros, os que lá estiveram, sabem que se fez pelo melhor, pelo bem-estar destes atletas… digamos que todos os pormenores (e que fazem e fizeram a diferença) estavam identificados e o que se pôde prevenir foi feito. E aqui fala-se, desde o cuidado em que os atletas não ficassem sós nos quartos da Pensão, às horas de descanso, à alimentação e a presença por perto dos seus pais. E uma GRANDE, senão mesmo ENORME palavra de agradecimento aos Pais destes atletas. Não faltou nada a esta equipa: desde o transporte, à alimentação, ao apoio transmitido. Foi fundamental. Quando se reúnem assim estas condições, o êxito está muito perto…

A todos, Atletas e Pais um grande OBRIGADO!

Dignificaram o Clube e a Região. Parabéns!

O treinador,

André Pereira

3 comentários:

Unknown disse...

Bem legal seu blog e as explicações estão muito claras. Aqui no Brasil amamos o futebol, tudo sobre isso nos interessa. Voltaremos
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

Unknown disse...

Bem legal seu blog e as explicações estão muito claras. Aqui no Brasil amamos o futebol, tudo sobre isso nos interessa. Voltaremos
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

Unknown disse...

Bem legal seu blog e as explicações estão muito claras. Aqui no Brasil amamos o futebol, tudo sobre isso nos interessa. Voltaremos
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/