Telef. : 244 823 532 / 244 826 701

Email: escolas.miniuni@gmail.com / geral@uniaodeleiria.pt

COORDENADAS GPS ACADEMIA UDL:

LATITUDE : 39°46'0.91"N
LONGITUDE : 8°45'51.89"W

26 janeiro 2009

Ser bom treinador... nos escalões jovens !




O que é um bom treinador?
Muitos não terão quaisquer dúvidas em afirmar que é aquele que põe as suas equipas (ou atletas, a título individual) a ganhar ou a bater recordes; trata-se, neste caso, de inferir o processo pelo produto, ou seja, se a equipa ganha (produto) é porque treina bem (processo), e se treina bem é porque é bem treinada, logo o treinador é bom.
Porém, muitas vezes, são os próprios treinadores a dizer que jogaram mal mas que, ainda assim, ganharam, que, no fundo, é o que mais (lhes) interessa; aqui estamos perante um produto simultaneamente bom (resultado) e mau (actuação), mas a satisfação, ainda assim, acontece, porque o objectivo ganhar se sobrepõe a qualquer outro.
Pensemos agora nos atletas jovens: como se vê a competência de um treinador nestes escalões?
Será também pelos resultados imediatos que se obtém? Infelizmente muitos dirão que sim, e se calhar ainda mais dirão que não mas adoptarão comportamentos contrários às suas afirmações. E disso são exemplo os destaques que certos jornais, normalmente regionais, dão aos resultados das equipas... de escolas e infantis, colocando mesmo títulos de “escolas do clube X esmagam escolas do clube Y”!
Pensando que estamos a falar de garotos de 7, 8, 9, 10 anos, trata-se de um comportamento perfeitamente provinciano, ignorante e irresponsável, desconhecendo as repercussões psicológicas da sua actuação bem como sendo perfeitamente revelador do desconhecimento do que deve ser o trajecto de desenvolvimento motor e desportivo do ser humano; como por vezes costumo dizer, é fácil ser campeão, enquanto treinador, dos escalões jovens, principalmente se se treinar e trabalhar...mal!
Se saltarmos etapas de formação, se introduzirmos determinados conceitos técnico-tácticos demasiado cedo, se solicitarmos de forma desajustada requisitos energéticos e metabólicos, entre outros, corremos o risco de obter bons resultados a curto prazo, mas Portugal está farto de ter campeões de fraldas e atletas e equipas seniores medíocres; diria mesmo que, salvo raras excepções, quanto melhores os resultados nos escalões jovens mais receio deveremos ter do seu futuro; aqui fica, a terminar, um apelo aos pais para que não vejam nos seus filhos as galinhas dos ovos de ouro, e que não os forcem a pôr ovos demasiado cedo, sob risco de os poucos ovos de ouro de agora virem a ser ovos de ferro e ferrugentos do futuro, matando de infecção a galinha na qual depositavam tantas esperanças!
Post By Rui Matos (Coordenador/Professor Ed. Física ESEL)

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Rui por este excelente artigo e pela colaboração que nos tens dado.
Um muito obrigado por parte da formação da UDL.
Abraços do amigo...Rocha

Anónimo disse...

Gostei do seu artigo, apesar de não concordar com o seu ponto de vista, de alguns pais verem nos seus filhos a galinha dos ovos de ouro!
Como pai, e por acaso até tenho o meu filho que é atleta da UDL, pretendo que um treinador tenha conhecimento técnico, para que lhe transmita correctamente as noções básicas e elementares para a prática do futebol.
Ao contrário de si, para mim as bases são fundamentais, sejam para o que forem.
Veja o exemplo execelente do Prof. Carlos Queiróz! Foi preciso apostar cedo na formação, para termos resultados a médio e longo prazo.Não foi por acaso que surgiram os campeões mundiais de juniores e a geração de ouro de que tanto se falou(Figos, Rui Costas, etc).
Em relaçao ao campeões de fraldas e séniores mediocres, para mim tem uma explicaçao.
1º Qualidade dos Treinadores formadores. Deveria haver muitos Carlos Queiróz!
2ª Mentalidade. Falta de formação do jogador.
3º Regulamentação da FPF em relação aos jogadores estrangeiros desastrosa! Veja a a % dos jogadores portugueses que temos nas equipas do escalão principal! Se não apostam nos jogadores portugueses, como é que estes se podem desenvolver. E não tenha dúvida,que a manter-se esta epidemia de jogadores brasileiros e outras nacionalidades, o cenário é negro.
Lembro-me a titulo de curiosidade que as únicas equipas portuguesas que foram campeãs da europa e do mundo, Porto e Benfica, tinham na maioria da sua constituição jogadores portugueses.
Para o Paulo Bento, a minha admiração e os meus parabéns, pela sua aposta na prata da casa!Bem haja. Precisamos de muitos, como ele!
Os meus cumprimentos,
Carlos Gaspar