Jogaram e marcaram: Tomás (GR); Camejim (2); Duarte (2); Edu (5); Jhonatas (2); João Pedro (2) e (GR); Martim e Pires (2)
A equipa de Leiria ficou em 3.º lugar na Liga Zon Kids, em Massamá, ao lado das duas equipas do Sporting (Academia de Alcochete), num torneio nacional onde no escalão A (Petizes) participaram 18 equipas.
A aventura começou às 6h30, sim 6h30… quando os jogadores se levantaram para a longa jornada que se adivinhava.
A partida para Massamá, perto de Estoril e Sintra, foi às 7h45, numa carrinha de 26 lugares que os pais alugaram, mais dois carros. No total, a claque de Leiria era constituída por 35 pessoas.
Chegados ao recinto, no meio de milhares de pessoas e cerca de 700 atletas que participaram em 4 escalões, a equipa de Leiria foi conhecendo o calendário aos poucos. Calendário, nada favorável, que ditou um jogo às 12h10 (quase 3 horas de espera) e depois 5 jogos de tarde. O Grupo da UD Leiria era constituído por mais 4 equipas: Vilafranquense; Benfica (Academia de Caneças); Academia Vítor Damas e Sporting 2 (Alcochete). Para passar para a meia-final a equipa de Leiria teria de vencer 3 das 4 equipas do seu grupo.
O primeiro jogo colocou Leiria e Vilafranquense em campo. Jogo completamente dominado pelos leirienses ao vencerem por 5-1. Foi um bom começo.
No segundo jogo, os Petizes leirienses jogaram com o Benfica da Academia de Caneças. Um grande jogo, bem disputado, mas sempre controlado pela equipa de Leiria. Venceu por 1-0. Resultado que não foi maior porque o árbitro entendeu anular um golo à UD Leiria, através de uma “regra” que não constava do regulamento.
Balançada apara as vitórias a equipa de Leiria foi para o terceiro jogo, frente à Academia Vítor Damas, com a vontade de garantir a passagem para a meia-final. Sabendo que o último jogo do grupo era frente ao Sporting, a UDL entrou em campo frente à Vítor Damas disposta a resolver tudo naquele jogo. Foi o que aconteceu. Não deu hipótese. Além de dominar o encontro conseguiu uma brilhante vitória por 4-1.
O último jogo de grupo, frente ao Sporting 2 (participou com duas equipas neste torneio) a equipa de Leiria perdeu por 1-3 mas, merecia melhor sorte. Duas bolas ao poste, duas bolas à barra… Foi um grande jogo, frente a uma equipa forte. A 30 segundos do fim, quando o resultado estava 1-2, a equipa de Leiria tentou tudo por tudo para o empate mas acabou por sofrer, numa jogada de contra-ataque da equipa adversária, o 1-3.
A equipa não desanimou e estava contente por ter passado para a meia-final onde jogou com a outra equipa do Sporting. Neste jogo, as forças começaram a faltar. Eram cerca de 17 horas. Os nossos atletas já estavam de pé desde a 6h30, depois de uma viagem de 2 horas e um dia inteiro a jogar e à espera de jogar, a equipa foi para o jogo com vontade de lutar por um lugar na final. Mas, a equipa do Sporting foi mais forte e mais resistente e acabou por vencer 0-5. Entretanto, no outro encontro da meia-final a equipa do Sporting 2 venceu o Benfica (Academia do Barreiro). A final foi entre as duas equipas do Sporting e os 3.º e 4.º lugar foram disputados entre a UD Leiria e o Benfica.
Os Petizes de Leiria estavam completamente esgotados. As forças já não existiam.
Mesmo assim, não se sabe como, a equipa de Leiria foi para o sexto encontro do dia com vontade de subir ao pódio e fez tudo por tudo para conseguir arrecadar o 3.º lugar.
Entrou em campo e encostou o Benfica à defesa, marcando o primeiro golo do encontro.
Quando já só se pensava no segundo golo a equipa do Benfica, numa falta que o árbitro entendeu marcar, junto à linha da área, conseguiu empatar o encontro.
Mesmo assim, os leirienses procuraram o golo da vitória enquanto o Benfica jogava para as grandes penalidades. Foi o que aconteceu… a equipa de Leiria conseguiu marcar a primeira grande penalidade. O Benfica empatou. Leiria marca a segunda. Benfica empata sem a bola entrar, mas o árbitro entendeu considerar golo a uma bola que não passa a linha final... Depois, Leiria marca a terceira. E… quando já se puxava cabelos, no meio da claque, o Benfica manda a bola ao poste seguida de uma defesa do guarda-redes de Leiria.
Leiria venceu, assim, o Benfica e conseguiu subir ao terceiro lugar. Durante a entrega de prémios a equipa de Leiria foi imensamente elogiada pela organização (aos microfones).
Os petizes regressaram a Leiria, um deles à Figueira da Foz, com a missão mais do que cumprida, subindo ao pódio com o Sporting e deixando para trás equipas como o Benfica.
Foram e são verdadeiros CAMPEÕES.
Com inscrições limitadas a 8 jogadores, CAMEJIM, DUARTE, EDU, JHONATAS, JOÃO PEDRO, MARTIM, PIRES E TOMÁS não esqueceram os restantes colegas da sua equipa que não participaram neste evento. Foram, sem dúvida, verdadeiros Campeões. Não refiro nenhum em particular. Mas , gostava de ter filmagens do que aconteceu porque foi, sem dúvida, um dia que ficará na recordação deles por muito tempo e que mostraria o sacrifício de meninos de 5 a 7 anos em defender a cor do seu clube.
Quanto aos pais e restantes membros da claque não existem palavras para agradecer o apoio que deram a esta equipa. Levantar às 6h30 da manhã (na noite em que o horário avançou uma hora), alugar uma carrinha de 26 lugares, entre outras despesas e passar um dia inteiro, até às 19 horas mais a viagem de regresso, é sem dúvida um gesto de grande respeito pela UD Leiria e um gesto de grande amor à actividade dos seus filhos.
Sábado e Domingo foram dois dias em que a equipa de Petizes A deu tudo o que conseguiu. Nos dois dias apenas 2 jogadores não participaram por se encontrarem ausentes. De resto, todos os jogadores dos Petizes A ajudaram a estas vitórias. A equipa venceu todos os jogos no encontro de futebol de rua e apenas perdeu com o Sporting no torneio Liga Zon Kids, em 9 jogos.
Estas são vitórias de todos. Jogadores, Pais e Clube.
Amigos, muito obrigado, pela vossa dedicação. Aquele abraço que demos, todos, no fim do torneio ficará para sempre.
O vosso treinador, Adélio Amaro
4 comentários:
Ontem viu-se a grande preparação psicológica destes pequenos "Grandes Heróis", foi a vitória do querer. Parabéns a todos os que estiveram presentes e contribuiram para este dia magnífico que culminou com aquele "abraço". RV (pai do Duarte)
Excelente prestação, Parabéns
Bem .. Dp de ler este texto e ter participado neste grande evento, so tenho a dizer que os nossos meninos sao grandes ... e por mto que tentem deitar nos a baixo nem sempre conseguem ... Andamos de Castelo ao Peito e respeitamos a nossa equipa ... A ti Adelio ... Um obrigada.... Es sem duvida um pilar desta maravilhosa equipa que junta pais e filhos :) .. SOMOS VERDADEIROS CAMPEOES ... TODOS :)
Niska ( Mae do EDU)
Grandes meninos, grandes coraçoes.
Pequeno autocarro , grande treinador . Juntos somos fortes . Foi de facto um Domingo bem passado.
Força Grandes Pequenos Jogadores.....
Já agora agradeço o apoio do clube !!!
Enviar um comentário